Agências de cidadania italiana questionarão na Justiça decreto que restringe regras
Empresas veem falhas em nova norma e dizem que vão manter processos de clientes, apesar do risco de negativa das autoridades da Itália
Representantes de escritórios brasileiros que atuam com cidadania italiana se dizem atônitos com o decreto recém-implementado pelo governo de Giorgia Meloni para restringir o reconhecimento por direito de sangue.
A iniciativa gera frustração, mas o cenário, afirmam acreditar, não é de terra arrasada, e advogados já trabalham para judicializar milhares de processos em tentativas de contornar a medida.
Projetos de lei apresentados desenhavam um cenário mais moderado, prevendo a obrigatoriedade do domínio do italiano ou restrições a partir dos bisnetos, porém sem essa essa violência do texto atual”, afirma Nátali Lazzari, diretora do escritório Avanti Cidadania.
As novas regras restringem o acesso à cidadania por direito de sangue de quem nasceu fora da Itália.
Agora, apenas filhos e netos nascidos no exterior que tenham ao menos um genitor ou avô nascido na Itália terão direito de entrar com pedido de cidadania por direito de sangue. Antes, não havia limite de gerações. As mudanças valem para pedidos feitos a partir do dia 28 de março.
Ter sua dupla cidadania reconhecida não precisa ser difícil e nem burocrático. Contar com a Terra Nostra para a Cidadania Italiana tornará sua jornada de reconhecimento tranquila e rápida.
Fale com nosso time de especialistas para receber ajuda profissional e traçar a melhor rota a caminho de sua dupla cidadania. Solicite um orçamento personalizado para você e sua família.